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INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Tema: Questões politico-sociais contemporâneas e a discriminação etnico-racial.
Disciplinas: história, Sociologia e Lingua Portuguesa.
Público-alvo: alunos do 3º ano do EM
Professores envolvidos: Antonia Darc Fernandes, Pedro José da silva, Marine Francisco freire, Elizangela Maria Gaspar, Ana Érik Félix, Alfredo Neto
Coordenação: Francisca das C. Nogueira

OBJETIVO

Compreender os conceitos envolvidos nos debates sobre a igualdade;
Entender os argumentos apresentados nos debates;
Tecer opiniões sobre o tema do racismo e postá-lo neste blog;
Aplicar conceitos argumentativos na produção do texto final.

METODOLOGIA

Disseminar entre os professores o conteúdo da aula;
Postar o plano de aula no blog e apresentá-lo aos professores;
Explorar os textos impressos, roda de leitura, e SLIDE;
No LEI, cada professro na sua disciplina explorar:
  • História: abordará as questões históricas na construção dos conceitos da questão racial;
  • Sociologia: promoverá debate abordando as questões conceituais envolvidas no tema ;
  • Língua Portuguesa: promoverá leituras e em seguida debate, em que cada aluno exponha argumentos oralmente e em seguida seja capaz de produzir um novo texto.

Ao final das discussões cada aluno postará comentários a respeito da aula e do tema.

AVALIAÇÃO

A oralidade no decorrer da discussão, os comentários postados no blog, a produção de texto e a exposição na mesa redonda serão objetos de ponderar a validade da atividade e o crescimento intelectual do aluno.

ATIVIDADES DE LEITURA E DISCUSSÃO ( TEXTOS EXPOSTOS EM SLIDE)

1° TEXTO

O conceito de igualdade e o problema da discriminação positiva

2º TEXTO

Formulação do problema da discrimação positiva.

3º TEXTO

Argumentos a favor e contra a discriminação positiva

4º TEXTO

Argumento da prevenção das desigualdades futuras

5º TEXTO (RECORTES IMPRESSOS)

Recortes de argumentações e contra-argumentações do mesmo tema.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre a questão das cotas nas universidades brasileiras, utilizando todos os argumentos apresentados neste material afavor e contra, seja para refutá-los ou para dar-lhes assentimento.

O melhor texto de cada turma será editado neste blog.





7 comentários:

  1. Interesante! para reconhecer que a discriminação vai muito além do que a raça, desigualdade social,homosexualidade e programas governamentais ou seja a boa ação compensatório.


    Fabiana nascimento de aguiar
    3º D

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  2. Bom! Falar de preconeceito é sempre uma boa oportunidade para reconhecermos que pouco sabemos da discriminação positiva, que vai além das cotas da unicversidade até os serviços públicos oferecidos aos mais pobres.

    Francisca Maria Bernardo
    3º ano "D" - noite

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  3. É muito bom falarmos de preconceito,porque muita gente sente que esiste algum tipo de preconeito contra ele,pois com essa aula nós podemos entender mais um pouco sobre o preconseito racial tanto no nosso dia-a-dia como nas universidades,com esa aula podemos enteder melhor o que acontesse como essas pessoas que são discriminadas.

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  4. O sistema de cotas em universidades brasileiras por um lado faz com que as pessoas principalmente"negros" sintam-se inferiores em relação a sua capacidade tanto física como mental.

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  5. com um mundo socialista democratico tras para a sociedade um certo vasio pois com salarios iguais
    não haveria um animo ou a vontade de querer mais e mais e assim nao haveria um desenvolvimento capitalista mais não quer dizer que com o capitalismo sejamos obrigados a ter preconceito
    e a aula foi de+ adorei muito.

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  6. Essa aula nos mostrou que o preconceito não nos leva a lugar algum independentimente de cor raça ou sexo. todos somos capazes de construir um futuro bom


    3c

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  7. Parabenizo aos organizadores do blog pela iniciativa. Por um lado, a questão sobre a adoção ou não dos sistemas de cotas para negros nas universidades brasileiras pode ser alvo de argumentos a favor ou contra. Por outro lado, nem um dos dois argumentos, deve ser usado para acirrar o debate. Ambos têm sua legitimidade e o essencial é o respeito pelas posições discordantes. O mais importante, no entanto, é propiciar um espaço para o debate, um momento para discussão. Só quando discutimos nossas mazelas, ao contrário de escondê-las, é que podemos refletir sobre como se chegar à solução dos nossos problemas. O projeto proposto e a abertura de um canal para a discussão, são ações de grande valor. Parabéns aos professores e alunos do Liceu de Tianguá.

    Antonio Vitorino

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